sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Nem todas as palavras confortam;
Nem todas as flores exalam perfumes que agradam.
Nem toda lágrima é de tristeza.
O tempo parece parar só para contemplar a dor. Mas o dia amanhece para todos.
Não sabe o porque? de onde vem? por que sente?
As palavras são apagadas e escritas novamente de forma mais sutil.
Nada que possa descrever com detalhes porque faz parte do "hit et nunc" com demasia os sentidos do interior de qualquer ser inferior que seja, amanhã é outro dia e a originalidade dos sentimentos desaparecem, já faz parte do passado.
E se... e se... e se... não existe, nessa hora tropeça na realidade e aos poucos se levanta.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Na Ilha por vezes habitada

Na ilha por vezes habitada do que somos, há noites, manhãs e madrugadas em que não precisamos de morrer.
Então sabemos tudo do que foi e será.
O mundo aparece explicado definitivamente e entra em nós uma grande serenidade, e dizem-se as palavras que a significam.
Levantamos um punhado de terra e apertamo-la nas mãos. Com doçura.
Aí se contém toda a verdade suportável: o contorno, vontade e os limites.
Podemos então dizer que somos livres, com a paz e o sorriso de quem se reconhece e viajou à roda do mundo infatigável, porque mordeu a alma até aosossos dela.
Libertemos devagar a terra onde acontecem milagres como a água, a pedra e a raiz.
Cada um de nós é por enquanto a vida.
Isso nos baste.

Jose Saramago



Um brinde a vida

Um brinde ao amor

Um brinde ao boteco

Um brinde a cachaça

Um brinde ao jornalismo que nos uniu

Um brinde ao baralho

Um brinde as conversas intermináveis

Um brinde aos desentendimentos que faz parte

Um brinde as guloseimas

Um brinde a loucura

Um brinde a lucidez

Um brinde a troca de idéias

Um brinde as viagens

Um brinde as fotografias

Um brinde a tristeza e ao consolo

Um brinde a música que embala

Um brinde aos pensamentos

Um brinde a noites em claro

Um brinde aos amores perdidos

Um brinde aos bons tempos que se passaram

Um brinde a saudade
Um brinde a amizade!!!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Horóscopo Chinês

Duende sobre pedra da ágata com uma turmalina nas mãos.

Nascimento 05 de Janeiro de 1982, meu horóscopo chinês é "Galo"


Saúde : os ossos em geral, os joelhos e todas as articulações em particular e o fígado.
Defeitos : desejo exagerado de perfeição, levando ao pessimismo e à melancolia e à insatisfação consigo mesmo. Falador e egocêntrico.
Caracteristicas :
Movido por um desejo interior enorme de atingir a perfeição em todos os sentidos, inclusive no plano espiritual, o nativo do Galo prima pela simplicidade em relação aos bens materiais, pois não se deixa ofuscar pelo luxo ou pelas suas posses, que são muitas, graças a sua capacidade de ganhar dinheiro. Preocupa-se com o próximo com uma dedicação extrema, cuidando carinhosamente daqueles que precisam de sua ajuda. Essa característica toda própria faz com que se dediquem às profissões da área médica e da assistência social. É metódico, inteligente, com um charme todo especial pela sua ternura, encantando a todos com seu espírito observador e analítico. Quando se trata de expressar os próprios sentimentos, no entanto, o Galo é tímido e retraído, o que lhe traz inúmeros problemas no relacionamento amoroso e sexual. Aprecia as novidades e se entrega à vida com um entusiasmo contagiante. Podem ser muito mordazes em suas opiniões a respeito das pessoas e detestam a crítica. Quando magoados, tornam-se agressivos e demonstram até certa crueldade.Não tem, no entanto, espírito vingativo, pois sua memória para fatos desagradáveis é muito pequena. Em pouco tempo se esquece de uma ofensa.Não se arrisca, preferindo traçar metas e objetivos realistas e ao seu alcance. Preserva sua própria liberdade, mas não evita de se intrometer na liberdade alheia.No sexo não é o que pode ser chamado de amante perfeito, mas pode ser romântico e sensual, se isso lhe for despertado.
Nome Chinês: JI, Nome Japonês: TORI
Horas: 17:00 às 19:00 horas, Direção: oeste, Mês Favoravel: março (outono)
Elemento: Metal, Polaridade: Yin, Planeta Regente: Vênus
Metais: níquel, Pedras: ágata e turmalina, Erva: sabugueiro, Perfume: gardênia
Cores: azul-marinho e verde, Flor: verbena, Planta: laranjeira
Número da Sorte: 5, Dia da Sorte: quarta-feira


terça-feira, 7 de outubro de 2008

Provérbio Maori:

“He tini nga whetu e ngaro I te kapua iti”
“Muitas estrelas não podem ser ocultada por uma pequena nuvem”

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

De onde vêm todas essas cores???

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ouvindo o quarteto op 131, the Beethoven
A música é, diz-se, o indizível por ser de inexprimível sentimento da consciência, ou do estado da alma, ou uma amargura tão extrema e lúcida que passa das palavras para ser apenas o ritmo e os sons e os timbres só pelos músicos cientes de harmonia e de composição imaginados. Mas, se assim fosse, eles só dos homens saberiam mover-se nos espaços que a humanidade abandonada encontra nos desertos de si. Começariam onde a expressão verbal não se articula por impossível .Viveriam sempre na fímbria estreita à beira da maldade e do absurdo, como que suspensos na solidão da morte sem palavras. Não é, portanto, a música o limite ilimitado dos limites da linguagem, para dizer -se o que não é dizível. Mas, se não é, que dizem(...), neste discreto passeio pelo tempo, os (...) instrumentos(...) no seu modo de criarem som? Tão terrível.Sufocante.Doce ou agridoce desconcerto hármonico.Que diz?Que diz?Neste contínuo de temas e andamentos, de tonalidades. o que se justifica?Que discutem eles? A sua mesma natureza de instrumentos e as combinações até ao infinito de um mecanismo abstracto do imaginar? Como pode uma coisa de sentimentos medonha, tão visionariamente séria e pensativa, ser irresponsável? Será que nos diz do aquém, do abaixo,do infra, do primário, do barbárico, do animal sem alma e sem razão? Será que todo este rigor tão belo é como que a estrutura prévia de que existimos ao pensar as coisas? E não a quintessência depurada de uma estrutura que se consentiu todo o significar a que as palavras vieram da analogia nominal e mágica até à consciência dos universais? Não há tristeza alguma nesta vida transformada em puro som, em homogénea outra realidade? Não é de angustia este rasgar melódico da consciência antes de criar-se humana? De que, portanto, vem esse triunfo que se precipita, contraditório, nas arcadas dos instrumentos conversando essências? E simples convenção? É artifício? Silêncio irresponsavel? Se há mistério ma grandeza ignota, e se há grandeza em se criar mistérios. esta música existe para perguntá-lo. E porque se interroga e não a nós, ela se justifica e justifica o proprio interrogar com que se afirma não quintessência ela, mas raiz profunda daquilo que será provável ou possível como consciência, quando houver palavras ou quando puramente inúteis forem.

(Jorge de Sena, in Arte de Música, 1968)

sábado, 6 de setembro de 2008

Foi até a cozinha, pegou uma taça e o resto do vinho que havia esquecido em cima do armário, acendeu um cigarro e começou a pensar na vida, logo lembrou de um livro que há tempo havia lido.
Podemos começar... A primeira pergunta da carta "quem sou eu?"

Muitos filósofos dedicaram suas vidas para entender os por quês? A frase citada por Descartes "Penso logo existo" mas qual o sentido de nossa existência? Será mesmo o meio mais seguro de chegar ao conhecimento é seguir a razão como pensava Socrates? E os sentidos?

Lembrou-se por um instante da frase "A intuição nunca falha" principalmente as das mulheres.

Mulher é mais movida pelos sentidos e os homens pela razão? e se Sócrates tivesse TPM? Platão seguiu sua linha de pensamento em busca da racionalidade, não concordo e nem discordo cada ser pensa diferente independente do sexo. E as mulheres de Atenas ? Serviam de platéia?
O fato é, que somente existir não faz sentido algum, a busca do equilibrio faz a diferença nas nossas escolhas, já parou para pensar que por um instante sua vida poderia ser completamente outra, desde as coisas simples como a escolha do corte de cabelo até um simples "sim" como resposta de um namorado, carreira ou constituir familia? os dois? sim é possível. Pegar a mochila e entrar no primeiro ônibus, ou partir para outro lado do mundo? o importante é não temer o desconhecido, ficar indecisa se vira para direita ou esquerda se pensar muito pode bater de frente. Ficar lembrando da época de "Barfly" quando vc se identificava com estilo Bukowski de ser momentos de nostalgia faz bem mas não é para sempre;
O que faz tomar certas atitudes, a razão ou a intuição? Marx dizia que os filósofos sempre tinham tentado interpretar o mundo, em vez de tentar modificá-lo. A busca pela mudança é constante na vida de todos, muitos não param para pensar, apenas existem. Será que ao passar do tempo ao olhar para trás verá que nada foi como esperado? Foi intenso? Suspirou de saudade dos bons momentos ou apenas lamentos...
Comecei a ler Memórias de Minhas Putas Tristes, como seria eu chegar aos 90 anos e relembrar a vida isso se ainda tiver sanidade para isso!
Há momentos que penso, " o mundo inteiro deveria ver isso", imagino que muitos pensam igual, sim, é conhecimento por mais simples que seja é só observar os detalhes que algo de diferente irá perceber, e salve o paradoxal prazer de viver!!!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência.

Oscar Wilde

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Amiga da onça

Um lugar perdido
Companhia inesquecível




Podemos começar falando de amor pois a dor já passou...




Quem ama sente, sofre,chora,sorri,compartilha, enfim cada página um episódio, ás vezes um drama que no final sempre virava comédia, com ela era assim.
Cada página está escrita em detalhes e nunca será apagada,seria um fato impossível, cada palavra... o cheiro, o sorriso,os apertões,caras e bocas a sobrancelha levantando com aquele olhar de quem conhece sabe.
O último encontro foi realmente uma despedida, mas eu que estava de partida, com lágrimas e aperto no coração e nas mãos sua flor preferida! Visual novo para receber o amado que chegou de viagem, esmalte vermelho pintada nas unhas sempre curtas e por incrível que pareça delicadas... bem diferente de garras de onça!
Passávamos o dia trancadas no apartamento de pijama, madrugadas em claro, assuntos sem fim, muitas vezes me surpreendia ao se fantasiar com as roupas mais coloridas do meu guarda roupa, gostava de fumar a bituca do meu cigarro até hoje o cigarro é inacabado, saíamos magrugada a fora com um litrão de vinho sem gelo, cidade deserta ... perambulávamos pelas ruas até encontrar algum lugar um refúgio, nunca retornei a esses lugares, não lembro o caminho, mas um dia irei encontrar um lugar especial...onde passamos a virada do seu aniversário.
Lembrar de alguém e sentir que fez diferença na minha vida ,ameniza todos os males e a espera do reecontro supera qualquer sofrimento.
A dor passa a saudade aumenta mas o amor permanece!!!


Estava deletando uns emails antigos quando me deparei com email enviando pela Marie,

resposta da notícia do meu casamento... fiquei feliz em recordar! Portanto gostaria de compartilhar... através das suas próprias palavras percebe-se a pessoa intensa e amável que é.

29 de março de 2006.

BióviskkkkkkkkkkO japa da minha vida que saudade loca, viu!!?? e-mail terrorista???? vc quase me matou do coração....auhuhuahauhuahaha, mentira; na verdade era oq eu mais torcia era p/ que isso acontecesse memo, achoi q encontrou sua alma gêmea, um cara bacana que deu certo com vc, com seu modo de vida, amigos, pensamentos e valores, isso q importa....fazia tempo que não a via tão feliz como ultimamente....isso é bom e oq importa....se ele te faz feliz, te respeita e te ama como nós amamos vc, isso é oq me interessa....vc é uma amiga verdadeira demais janonesa!!! uma amiga q quero levar comigo até o fim da vida, num me importa se eu tive aqui no mato e vc no japan, oq importa é a minha certeza desse sentimento puro que nos une, seja lá onde estivermos....mas que um dia moraremos todas na praia, ahhhhhhhhhhhh isso é.....To aqui Bia, morando em Dourados uma terra mto rica, com inúmeras oportunidades, cabe a cada um saber buscá-las e aqui estou a procura do meu pedaço...estou aqui temporariamente, mais como uma experiência, sabe como sou....mas aqui definitivamente não é meu lugar, sou mto rock n'roll p/ isso aqui....mas sera de grande valia com certeza!!!! eu e o Gu nos falamos todos os dias; nosso sonho de ficarmos juntos ainda sobrevive firme e forte graças a Deus, pq eu amo demais aquele encardido!!! e é isso to levando minha vidinha que é decorar apto, trampar e ler, ler mtoooo.....to tentando entrar num pós aqui mas fechar turma tá difícil, fazendo inglês e acredite, malhando; pois é fia tenho q me cuidar, mês q vem faço 26 aninhos de praia em menos de 4 anos serei uma balzaquiana, ohhhhhhhhh madre de diosss, xô celulite!!!! Ai Bia é tanta coisa que eu queria lhe falar; lhe contar que as vezes me perco nas palavras......to mto anciosa p/ comemoração de sua união e mto, mas mto feliz mesmo!!! torço demais p/ vc e tenho a certeza de que será mtooo feliz!!! AFFFFFFFF acho que é isso, senão num paro mais de escrever....to com mtas saudades e espero que antes de qq atitude qe venha tomar, vc reserve um tempo e venha me visitar....vamos manter contato, por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!SEJA FELIZ!!!! QUE DEUS TE PROTEJA SEMPRE!!!!COM MTO AMOR E CARINHOSUA ETERNA AMIGAMARIE, MARIE-ANE, MARIE-JOW, NEIDE, ONÇA!!!!!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Sonho

Sonho... escrito em 26 de março de 2008.

Ela tem o dom de tornar o sonho realidade e fazer com que os sentimentos os tornem reais.
Pela primeira vez ela sonhou com alguém que sentia muita falta, alguém que compartilhou muita página do seu livro e que nesse mundo o sonho é uma porta que se abre para seu encontro e através do mesmo ela ameniza a saudade.
Um momento incerto ela pensou: Será que ela sabe o que aconteceu? Após olhar a amiga sorrindo pensou: deixa pra lá o importante é que ela está aqui e a abraçou...
Não sabia como foi parar naquele lugar, parecia que estavam dentro de um quadro de van gogh .
Passaram-se alguns minutos em silêncio...agora sim o entendimento.

Infância


Infância...
Ela corria descalça em direção a árvore preferida e nas mãos flores para enfeitá-la,
pois na árvore só havia folhas, sempre procurava o galho mais alto onde todos os dias os olhos brilhavam ao contemplar o último raio de sol e pensava ...”amanhã eu volto”.
Na infância ela aprendeu a amar as coisas simples da vida.
O tempo passou, a àrvore continua intacta ,mas a menina não.Conheceu lugares e pessoas, aprendeu a amar e viver tão intensamente cada momento que ainda guarda na lembrança, tentou esquecer, mas não conseguiu, mas aprendeu a perdoar e a pedir perdão...a menina deitou e chorou, conheceu a dor da perda e da saudade!
No seu livro guarda histórias com cada pessoa que viveu e há páginas em branco a serem escrita. Ela observa atenciosamente cada detalhe, mas nenhuma história se repete, somente há personagens que se cruzam.
Qual o pior silêncio?
Aquele em que há ausência de palavras?
Ou onde as palavras nada dizem?